Skip to content
Significado das cores

Significado da cor vermelha

Significado da cor vermelha

O significado da cor vermelha vem de sua relação com o fogo e o sangue. Por isso, essa cor costuma ser relacionada com o perigo, o conflito, a energia, a determinação e a paixão. Ao igual que a cor laranja, o vermelho é uma cor estimulante e pode afetar o metabolismo humano, aumentar o ritmo respiratório e inclusive aumentar a pressão sanguínea.

O vermelho simboliza o poder, a ação; é uma cor que é associada com a vitalidade, a ambição e a paixão. Aporta também confiança em si próprio, coragem, valentia e uma atitude optimista perante a vida. Sucesso, vitória, guerra, sangue, força, passar à ação e atingir suas metas.

O vermelho é uma cor ativadora. Se uma pessoa tem depressão o decaimento e visualiza essa cor, consegue animar-se, estimular-se, ativar-se e recuperar a vontade de viver.

Em todas as culturas o vermelho é a cor do sangue, o fogo, o amor, o erotismo, o sexo, a paixão, o prazer. É uma cor muito atrevida e por isso é utilizada em todos os âmbitos para chamar a atenção.

No Ocidente, o significado da cor vermelha é variado. Os mais destacados são: excitação, força, coragem, estimulação e o descaro. Além desses significados, é necessário destacar a relação entre o vermelho e os chacras.

Conheça também sobre: Cor preta significado

Por muito tempo, essa cor tem estado relacionada com a nobreza e tem simbolizado poder e riqueza. Inclusive, hoje em dia é utilizada um tapete vermelho nos eventos em que desfilam celebridades ou pessoas distinguidas.

A cor vermelha está associada com os signos do zodíaco Áries e Escorpião.

O significado da cor vermelha na psicologia e a medicina

Desde um ponto de vista psicológico, os significados do vermelho transmitem sentido de segurança, confiança e estabilidade emocional. De maneira que uma pessoa que utiliza inconscientemente a cor vermelha, costuma estar alinhada com algum desses três estados psicológicos.

Na saúde, é utilizada para tratar a depressão, a inapetência, a gripe, o resfriado, a esterilidade, a frigidez, a impotência, a fertilidade, a hipotensão e problemas intestinais.

Especialistas asseguram que se nalgum momento você sentir falta de valor para encarar algo, deve fazer uma meditação com a cor vermelha, ao mesmo tempo em que tem o problema em questão em mente. Isto ajudará a que perca o medo e recupere a coragem.

Os efeitos da cor vermelha no corpo

Desde um ponto de vista físico, há efeitos que podem manifestar-se numa pessoa que é exposta de forma contínua à cor vermelha. Por exemplo, ao trabalhar num escritório com mobiliário vermelho ou plantas vermelhas. Essa cor transmite vitalidade e ação. Esse efeito é muito notável e pode desencadear palpitações, aumento da tensão muscular, elevação da pressão arterial e aceleração da respiração.

No entanto, tem um aspecto negativo e pode expressar raiva. Também pode produzir demasiado nervosismo e excitação. Por isso, não é aconselhável pintar um dormitório de vermelho, porque nalguns casos poderia impedir a conciliação do sono. Se estiver rodeado de demasiado vermelho, isso poderá influir negativamente e torna-lo irritável e impaciente.

Diferentes tons de vermelhos

O vermelho como sinal de perigo, guerra, faltas graves e o proibido

Ao ser a cor ideal para chamar a atenção ou fazer alguma advertência, o vermelho representa o perigo e o proibido. Na regulação de trânsito, o vermelho é a cor mais importante. A luz vermelha dos semáforos implica parar, não passar porque haveria perigo para os outros. Os sinais também usam essa cor para proibições.

O simbolismo dos semáforos estendeu-se a outros âmbitos. Os travões de emergência e os botões de alarma são vermelhos. Um sinal vermelho em portas de lugares com acesso restrito proíbe o acesso.

No futebol, é utilizado em sinal de máxima penalidade. A um jogador que cometeu uma falta grave durante o jogo, lhe é aplicada a sanção mais alta através de um cartão vermelho.

Por ser a cor do sangue, o vermelho também está associado com a guerra, a agressividade e a ira.

É a cor que mais abunda nas bandeiras e também é a que geralmente se utiliza para fazer correções, sobretudo nas escolas.

Conheça também sobre: Significado da cor cinza

Efeitos e influencia da cor vermelha

Segundo o campo de ação, a cor vermelha pode ter um significado ou pode ser utilizado para conseguir algum objetivo em particular.

A influencia da cor vermelha nos sentimentos, a personalidade e as emociones

O vermelho está associado com as emoções fortes. No sentido sensorial, é uma cor que ajuda a abrir o apetite; uma comida de cor vermelha costuma ter um aspecto mais chamativo e incita a comer e beber. Por outra parte, a cor vermelha incrementa o sentimento de paixão por algo ou por alguém, e é utilizada como símbolo do amor.

Nesse último aspecto, representa o amor no sentido mais erótico. Daí que sejam oferecidas rosas vermelhas, que os corações sejam pintados dessa cor e que seja a cor por excelência quando chega o dia de São Valentim. Neste artigo pode conhecer sobre o significado das cores das rosas vermelhas.

A cor vermelha é sinônimo de sedução. Daí que alguns estereótipos (mulher vestida de vermelho, uns lábios vermelhos ou uma esmalte de unhas vermelho) sejam partilhados por muitos e associados ao erotismo.

Significado da cor vermelha na política

No âmbito político, a cor vermelha costuma representar aos partidos comunistas ou socialistas. Nos Estados Unidos, essa cor é utilizada pelo partido republicano.

A cor vermelha no marketing

No mundo do marketing, a cor vermelha costuma ser utilizada para despertar emoções na audiência porque ajuda a aumentar a frequência cardíaca. Combinado com o amarelo, é utilizado por restaurantes para abrir o apetite, assim como na decoração e nas toalhas de mesa das lojas de comida.

Também é usada a cor vermelha na publicidade de lojas com promoções, descontos e liquidações, para dar um sentido de urgência ou emergência. É por isso que com facilidade chama a atenção dos compradores compulsivos. O vermelho e uma das cores que chamam atenção para vendas.

Significado da cor vermelha no marketing

Significado da cor vermelha nas energias do corpo

A cor vermelha está relacionada com a raiz da energia, situada na base da coluna vertebral. Além disso, está relacionada com a supervivência, a segurança e o aspecto físico.

O significado da cor vermelha nos chacras está diretamente relacionado com o primeiro chacra, o Chacra Base. Esse chacra é o encarregado da conexão do corpo com o plano físico e estimula os instintos mais básicos e primitivos. Ao igual que com os significados da cor vermelha que mencionamos acima, o Feng Shui também relaciona o vermelho com a paixão e a energia, mas além desses significados, também inclui a relação com o trabalho e as possessões materiais

Aspectos positivos associados com a cor vermelha

Alguns dos significados positivos da cor vermelha são:

  • Paixão
  • Vigor
  • Poder
  • Força
  • Sedução
  • Atividade e dinamismo

Conheça também sobre: Cor salmão significado

Aspectos negativos associados com a cor vermelha

Contrário ao ponto anterior, os significados negativos da cor vermelha são os seguintes:

  • Violência
  • Guerra
  • Ira
  • Proibições
  • Imoralidade

Finalmente, entre todas as cores que mencionamos e que vamos mencionar, o vermelho se destaca porque seu simbolismo é bastante universal, contrário ao que acontece noutros casos, nos quais depende muito da cultura para determinar o significado de cada cor.

Além do significado da cor vermelha, também pode aprender sobre: