Skip to content
Significado das cores

Significado da cor cinza

Significado da cor cinza ou cinzento

O significado da cor cinza muitas vezes não é o mais alegre. É considerada uma cor medíocre e carente de personalidade, e em geral, é uma cor muito pouco apreciada, já que são muito poucos os que a mencionam como sua favorita.

O cinza é uma cor neutra, sem caráter e sem força, na qual o branco se vê sujo e o preto se vê fraco, e que não vem a representar um meio termo entre ambos, senão a mediocridade e a mediania. Algumas vezes pode parecer claro y outras, escuro, mas está sempre buscando a adaptação, e não em sua própria tonalidade, senão em função das cores que o rodeiam, uma falta de personalidade que o associa irremediavelmente com qualidades como a insegurança, o conformismo e a indiferença.

As cores que psicologicamente contrastam mais com o apagado cinza são o amarelo e o laranja, que são as cores do luminoso e do gozo de viver, e é por causa disso que a combinação cinza-amarelo-laranja é percebida como uma provocação, como algo que resulta contraditório e inadequado. Para você será difícil encontrar essa combinação de cores em qualquer lugar.

Associação da cor cinza com o insensível, sombrio e desaprazível

O cinza não é branco e não é preto, não é sim e não é não, o qual o torna uma cor insensível que simboliza a falta de sentimentos, ou os sentimentos ocultos. Ao igual que destrói as outras cores, destrói também as emoções. Por causa disso, é considerado sombrio e representante de todas as misérias que acabam com a alegria de viver. O significado da cor cinza é triste e aborrecido.

As plantas de folhas cor cinza são símbolos de tristeza. Ao salgueiro chorão, não só lhe penduram as ramas, mas também tem folhas cor cinza. Os ramos e coroas do cinza alecrim eram noutros tempos adornos típicos das tumbas e, na Idade Média, o alecrim era a planta do “amor enganado”.

A chuva, o nevoeiro, muitos tipos de nuvens e as sombras são de cor cinza. Quando o sol não brilha e o céu está encapotado, falamos que o dia está cor cinza, e inclusive, o mar está cor cinza, pois a água se vê azul apenas com a luz do sol. Tudo isto faz com que o cinza seja considerado uma cor sombria e desaprazível, a cor do mau tempo.

O cinza é uma das cores do frio e do inverno, e as pessoas que veem seu bem-estar e seu ânimo afetados nos dias cor cinza, têm tendência a usar nesses dias roupas dessa cor, como se tentassem ressaltar o mau humor que lhes causam. Vestir de cinza no verão e com bom tempo parece uma contradição, e quem transmite a sensação de estar sem vontade e triste.

Diferentes tons de cinzas

O cinza é a cor da teoria

O entendimento humano está localizado na matéria cinzenta do cérebro. É por causa disso que o cinza se tem tornado a cor da teoria e a reflexão. As publicações muito especializadas e as teses doutorais conformam a literatura cinzenta por causa da sua complexidade.

No acorde cromático da reflexão, o cinza se combina com o azul, ficando então revalorizado. A combinação azul-branco-cinza se encontra também nos acordes da ciência e a objetividade, onde o cinza se monstra o mais positivo que pode chegar a ser. No acorde da insegurança, o cinza aparece junto com o amarelo da falsidade; a cor-de-rosa, da ingenuidade; e o marrom, da necedade: um acorde no qual cada cor monstra sua pior cara, e onde o cinza se monstra no seu grau mais negativo.

A cor cinza e sua relação com o velho, antiquado, pobre e sujo

O significado da cor cinza e sua relação com o velho é bastante internacional, e sua origem resulta evidente, já que sem importar se formos loiros ou morenos, a idade faz com que todos fiquemos com o cabelo cor cinza. O cinza numa cabeleira é equivalente a experiência, respeitabilidade e sabedoria.

Como cor do velho, o cinza também é uma das cores do antiquado.

O cinza é associado com a sujeira, e a sujeira e a pobreza podem aparecer no mesmo plano. A roupa dos órfãos que habitavam os orfanatos era cor cinza, e também a roupa dos desamparados acolhidos nos asilos. Inclusive, hoje os trajes dos presos em muitas cadeias continuam sendo cor cinza. A roupa cor cinza representa pobreza em todas suas variedades.

Qualquer material que seja geralmente branco, quando é cinza parece menos valioso, já que parece cru e pouco elaborado, como por exemplo, o papel reciclado ou o papelão. Esta desvalorização afeta inclusive materiais considerados nobres: o mármore cinza parece mais modesto e barato do que o branco, como também o visom ou a porcelana, que são mais baratos quando são cor cinza do que brancos.

Significado da cor cinza no marketing

O cinza é a cor do conhecimento e da sabedoria, está associada a produtos de qualidade, confiáveis, sofisticados e de alto valor, por isso é recorrente em marcas tecnológicas como Apple. Em desenho gráfico, o cinza é frequentemente usado como uma cor secundária da marca, devido a sua neutralidade visual. É uma cor que combina muito bem com outras cores mais vibrantes.

Significado da cor cinza no marketing

Indica sofisticação, tempos passados e gera confiança. É uma cor neutra, e é por isso que costuma ser usada para acompanhar outras cores e substituir a cor preta para remover a dureza.

Aspectos positivos associados com a cor cinza

Alguns dos significados positivos da cor cinza são:

  • Reflexão
  • Objetividade
  • Ciência

Aspectos negativos associados com a cor cinza

Contrário ao ponto anterior, os significados negativos geralmente associados com a cor cinza são os seguintes:

  • Velhice
  • Aborrecimento
  • Pobreza
  • Insensibilidade
  • Mediocridade

A cor cinza está associada como os signos Gêmeos e Aquário.

Além do significado da cor cinza, também pode aprender sobre: