Skip to content
Significado das cores

Significado da cor rosa

Significado da cor rosa

O significado da cor rosa é de coisas positivas. É uma cor relaxante que influi nos sentimentos e os convida a serem amáveis, suaves e profundos, e nos induz dessa forma a sentir carinho, amor e proteção. As palavras chave que são associadas com a cor-de-rosa são inocência, amor, entrega e generosidade.

A cor rosa nasce a partir da combinação entre a cor vermelha e a cor branca, as quais são cores opostas e psicologicamente contrárias e, portanto, como cor intermédia, adquire qualidades de ambas, embora também tenha um caráter próprio. Há conceitos e sentimentos associados a essa cor que são sempre positivos. O rosa é a cor da qual ninguém pode dizer nada ruim.

Como cores opostas, o vermelho e o branco confrontam força contra debilidade, atividade contra passividade, fogo contra gelo. O rosa é o ponto médio ideal entre ambos os extremos: força mansa, energia sem agitação e temperatura agradável. O rosa é como um bebé: o verde é a cor da vida vegetal, o vermelho é da vida animal e o rosa é da vida jovem.

O contrário psicológico do rosa é o preto, a as mulheres e os homens jovens costumam preferir o preto e desprezar o rosa porque o consideram uma cor infantil. No entanto, as mulheres mais velhas gostam do rosa como cor jovem, e quanto mais velhas forem, maior predileção têm por ele.

Conheça também sobre: Cor amarela significado

O significado da cor rosa: encanto, amabilidade, delicadeza e sentimentalismo

Rosa é o nome de uma flor popular e um típico nome de mulher que também aparece noutros, tais como: Rosália, Rosana ou Rosa. Todas as qualidades atribuídas à rosa são consideradas tipicamente femininas, já que simboliza a força dos mais fracos através do encanto e a amabilidade. Talvez seja por causa disso que não é uma cor muito prezada pelos homens, embora isso esteja mudando atualmente.

O rosa é uma mistura entre uma cor quente (vermelho) e uma cor fria (branco), simbolizando dessa forma as qualidades mais nobres do compromisso. Não é uma cor associada com forças elementares porque não é forte, senão suave e terna, qualidades que a tornam na cor da delicadeza e, por associação às outras qualidades femininas, na cor da sensibilidade e o sentimentalismo.

Por causa da sua relação com a sensibilidade e o romanticismo, nas últimas décadas o rosa se tornou em fiel representante da feminidade no Ocidente. Essa associação é a que levou a batizar um género literário destinado essencialmente às mulheres com seu nome: a novela rosa, que também é conhecida como novela romântica, e na qual geralmente são narradas as vicissitudes de namorados cujo amor consegue triunfar perante a adversidade.

Significado da cor rosa nos sonhos, a ilusão e os milagres

Estar ilusionado corresponde a um estado no qual vemos tudo cor de rosa. O “sétimo céu” é cor de rosa e “um mundo cor de rosa” é um mundo belo demais como para ser real. Os franceses dizem “c’est la vie en rose” quando querem dizer que a vida é como um sonho.

O rosa pertence ao mundo dos sonhos e das ilusões; o mundo do irreal e o milagroso. Tudo o que não é realista, em qualquer das suas formas, é cor de rosa. Nalgumas pinturas medievais que representam a pátria ou a vida de um santo, podem ser vistas cidades inteiras e nelas, algumas casas cor de rosa. As pessoas da época sabiam o que essa cor significava: nas casas cor de rosa tinham acontecido milagres.

A cor de rosa e a criatividade

Se alguém deseja utilizar as cores de forma criativa, a maioria das vezes combina as qualidades de uma cor com coisas que possuem essas mesmas qualidades. O terno, suave, doce e pequeno rosa combina muito bem com coisas também ternas, suaves, doces e pequenas: um pequeno coração cor de rosa, uma florzinha cor de rosa, uma mocinha vestida de cor de rosa, uma ovelha ou um coelho cor de rosa, um balão cor de rosa. No entanto, quando a cor de rosa é utilizada de uma forma pouco convencional, podem ser criados efeitos e signos capazes de chamar a atenção. É o que se consegue, por exemplo, combinando a cor de rosa, não com o brando e delicado, senão com o duro e áspero: um cacto cor de rosa, um ouriço cor de rosa ou um martelo cor de rosa. Ou também combinando-a, não com o que é pequeno, senão com o que é grande: um elefante ou um dinossauro cor de rosa. Ou com o que é maligno em lugar de como o que é bonito e gracioso: um diabo cor de rosa, um corvo cor de rosa ou um tubarão cor de rosa.

A Pantera Cor-de-Rosa dos desenhos animados se fez famosa em todo o mundo usando precisamente essa estratégia criativa.

Diferentes tons de rosas

Conheça também sobre: Significado cor preta

O significado da cor rosa e o feminismo

Como já foi mencionado anteriormente, o significado da cor rosa é utilizado para representar as coisas femininas, contrariamente ao azul como símbolo da masculinidade. É por isso que a maioria dos produtos para as mulheres costumam ser exibidos em recipientes cor de rosa, para serem identificados facilmente.

Também é o símbolo atual da luta contra o câncer de mama e é normal vê-lo em todo o material publicitário que trata sobre essa luta. Além disso, também é dessa cor o conhecido laço contra essa doença.

Outro ponto muito importante é que a cor de rosa está diretamente relacionada com a maternidade. Costuma ser associada com mulheres que vão se tornar mães por causa do seu forte componente de carinho e proteção.

Significado da cor rosa no marketing

Sensações transmitidas pela cor de rosa

O significado da rosa está associado com a transmissão de sensações muito ternas e boas. Aporta calma, serenidade e favorece a estar mais relaxados. Sem dúvida, é muito útil contra o estresse. Ao transmitir sensações que estão relacionadas com a mulher e com a infância, é muito frequente que seja utilizada para pintar as habitações das moças jovens.

Quando se pensa em pintar uma habitação de cor de rosa, na realidade pensamos numa relaxação emociona, já que essa cor transmite amabilidade e bem-estar.

Também não devemos passar por alto que tem uma flor com seu nome, pelo que também costuma gerar-nos sensações de bom aroma. Possui um toque sensual e doce ao mesmo tempo, motivo pelo qual algumas marcas de champanhe ou bombons o utilizam, já que simboliza o romance.

Aspetos positivos que se associam à cor de rosa

Alguns significados positivos da cor de rosa são:

  • Amabilidade
  • Compromisso
  • Cortesia
  • Erotismo
  • Ternura
  • Romanticismo

Conheça também sobre: Significado da cor dourada

Aspetos negativos que se associam à cor de rosa

Contrário ao ponto anterior, os significados negativos da cor de rosa são os seguintes:

  • Debilidade
  • Discriminação
  • Brega

Além do significado da cor rosa, também pode aprender sobre: