Skip to content
Significado das cores

Significado da cor marrom

Significado da cor marrom ou castanho

O significado da cor marrom é natureza mas também do sujo. É uma das cores que menos atrai, e inclusive é a mais rejeitada por muitas pessoas quando alguém lhes pergunta, rejeição que é ainda maior conforme a idade.

O marrom é uma cor muito abundante que podemos encontrar em todas as partes, como por exemplo, na terra, na madeira e em materiais como o couro e a lã. No entanto, muito poucas pessoas se sentem atraídas por ele, e menos ainda o escolhem como a sua cor favorita.

Também chamado castanho, o marrom resulta da mistura entre muitas cores: vermelho e verde, violeta e amarelo, azul e laranja, vermelho-amarelo-azul. Todas essas combinações dão como resultado o marrom, e o mesmo acontece se combinarmos qualquer cor com o preto.

O marrom é uma mistura de cores, o que parece tirar-lhe identidade própria. No entanto, no sentido psicológico, o marrom possui um simbolismo particular distinto do de qualquer outra cor.

Significado da cor marrom: o sujo, feio, velho, desagradável e anti-erótico

O marrom é uma cor que costumamos associar de maneira espontânea com a sujeira e os excrementos, sendo a primeira cor que aparece nas associações negativas com o corpo. Por exemplo, nos Estados Unidos, o adulador interesseiro é chamado de brown nosed ou brownnoser, e na Inglaterra, se diz I’m browned off quando algo resulta irritante.

Sendo a mistura de cores mais escura, o marrom é, junto com o preto, uma das principais cores associadas com o mal, e é precisamente o facto de resultar de todas as misturas o que lhe tira personalidade e caráter.

O violeta é a cor mais misteriosa porque resulta da mistura dos grandes opostos vermelho e azul; duas cores que também estão presentes no marrom, além da terceira cor primária, o amarelo, e é precisamente por resultar da união de tudo com tudo, o que faz com que o marrom não tenha caráter próprio: é a cor do anti-erótico.

Diferentes tons de marrons

As coisas que apodrecem se tornam marrons. É por causa disso que também é a cor do descomposto e desagradável. Na natureza, é a cor do murcho, daquilo que foi extinto, a cor do outono. Com a passar dos anos, também as coisas ficam amareladas e acabam por se tornarem marrons: panos, madeira e pele velhos são cada vez mais escuros, o que torna o marrom a cor do velho.

Porque se associa o marrom com a preguiça e a necedade?

A preguiça é um dos sete pecados capitais e, como todos eles, é uma faceta do egoísmo, posto que consiste em que o egoísta não faz nada pelos outros nem por ele próprio. Por isso, a preguiça foi chamada de “indolência do coração”: qual cor caracterizaria melhor os apáticos do que o marrom?

No acorde cromático, o marrom simboliza a necedade em si própria; o cinza, a incultura; o cor-de-rosa, a ingenuidade; e o preto, a ignorância.

O marrom: uma cor quente e acolhedora proveniente da natureza

O marrom é uma cor muito abundante na natureza. Podemos encontra-lo na terra, nas árvores, no couro, na lã, etc. Por causa disso o significado da cor marrom o afasta do artificial e o associa com o natural, e é por causa disso que é uma cor muito apreciada para os espaços que habitamos. As estâncias com móveis e carpetes marrons, e revestimentos de madeira nas paredes e no teto, parecem mais estreitas, o que convida ao recolhimento.

O marrom cria nas habitações um clima ideal, sendo uma das cores da calidez, como também o são o vermelho, o laranja e o dourado. Combinado com cores animadas como a cor-de-ouro ou o laranja, o marrom resulta particularmente agradável. Sua combinação com o preto o faz demasiado sombrio: marrom e preto formam parte dos acordes cromáticos do estreito e o pesado.

Nenhuma coisa é tingida de marrom para embelecê-la, senão que a maioria das coisas marrons têm essa cor de forma natural, e se algo for tingido de marrom, é para lhe dar essa aparência.

Alimentos e bebidas de cor marrom

O marrom é a cor associada com alimentos e bebidas de sabor mais forte: a carne assada, a massa forneada, o café, o chá, a cerveja e o cacau.

Outro exemplo de bebidas marrons é a cerveja. Há determinados tipos de cerveja de cores mais claras, inventados como estratégia de marketing dirigida a mulheres, assim como cervejas mais escurecidas especialmente para homens.

Cerveja cor marrom

Em geral, as bebidas e alimentos são apresentados com a cor marrom para sugerir um sabor mais forte.

Como é visto o marrom na sociedade

O marrom é uma cor neutra que se adapta a tudo. Precisamente por causa disso, quem veste de marrom não busca destacar, senão mais bem passar desapercebido. Ironicamente, embora o marrom seja a cor do antiquado, quanto à vestimenta se refere, nunca passa de moda.

A cor marrom tem sido sempre associada com a pobreza, inclusive noutras épocas, os camponeses e pessoas de baixo estrato social costumavam usá-lo devido a que apesar de ser a cor do sujo, a sujeira não se vê com facilidade na roupa dessa cor.

Como o marrom é a cor do dissimulo, também se diz que é símbolo dos amores secretos e da infidelidade. Além disso, é a cor da brutalidade, a virilidade e o conservadorismo.

Aspectos positivos associados com a cor marrom

Alguns dos significados positivos da cor marrom são:

  • Comodidade
  • Acolhedor
  • Natural
  • Honestidade

Aspectos negativos associados com a cor marrom

Contrário ao ponto anterior, os significados negativos geralmente associados com a cor marrom são os seguintes:

  • Sujeira
  • Pobreza
  • Ordinário
  • Velho
  • Amargo
  • Preguiça
  • Necedade

A cor marrom está associada com os signos do zodíaco Touro, Virgem e Capricórnio.

Como pode ver, o significado da cor marrom tem alguns aspectos positivos e outros negativos. Como você os interpreta?

Além do significado da cor marrom, também pode aprender sobre: