Skip to content
Significado das cores

Significado da cor preta

Significado da cor preta

Em algum momento você se perguntou qual é o significado da cor preta? O preto é a ausência total de cor. Isto não quer dizer que o significado da cor preta seja nulo. O preto tem uns significados muito amplos e interessantes, os quais vamos analisar desde os pontos de vista da cultura, a psicologia e o marketing.

É muito provável que você já conheça o significado da cor preta como cor de luto, morte e mistério. Esses são os significados mais conhecidos e utilizados do preto, mas não são os únicos. O preto é uma cor pouco ativa, de maneira que embora seja uma cor com grandes denotações negativas, não transmite de maneira ativa essas emoções. Desde um ponto de vista um pouco mais positivo, alguns significados do preto que são mais alegres são: fortaleza, serenidade, prestígio e profundidade.

Alguns significados da cor preta

Em meditação, nunca se medita com a cor preta. Ao contrário, se aparecer essa cor em nossa mente, mudamo-la pela cor roxa e lhe adicionamos branco, amarelo ou dourado para ter claridade de ideias e mudar nossas energias.

O preto simboliza o vazio, a solidão e a tristeza. Também está relacionado com a nostalgia e a saudade. Não é raro, portanto, que seja a cor do luto e a que é usada para assistir aos funerais.

Desde o ponto de vista da psicologia, o preto adquire o significado do poder. Muitos estudos dizem que aquelas pessoas que preferem o preto costumam ter atitudes dominantes ou buscam ter uma posição de poder. Também concluíram em que aquelas pessoas que estão nessa posição favorecem o preto. Muitos pensam que essa relação entre o preto e o poder vem dada por seu significado como cor defensiva, já que as pessoas com ambição ou que estão no poder, estão mais habituadas a ter que agir de forma defensiva, ou a serem agredidas.

O significado da cor preta: maus sentimentos e negação

O preto, quando combinado com outra cor, inverte todo significado positivo que a dita possa ter. Isto tem sua explicação prática em que o preto estabelece a diferença entre o bem e o mal porque também estabelece a diferença entre o dia e a noite.

A negação do preto se manifesta, por exemplo, em que o amor é vermelho, mas se o vermelho está acompanhado pelo preto, torna-se na caraterização do ódio. Também a combinação do amarelo e o vermelho representa a satisfação, mas se a essa combinação lhe adicionamos preto, passa a representar o egoísmo.

Todos os sentimentos negativos estão associados com o preto porque absorve todos os outros e não reflete nenhum. Nesse sentido, o preto com o amarelo é uma das piores combinações de cores, já que costuma representar o egoísmo, a infidelidade e a mentira. Também se associa com pessoas inteligentes que usam a força intelectual para planos ou ideias diabólicas. A combinação do preto com o verde escuro também não é a melhor escolha porque é indicadora de inveja e traição.

O preto associado com o sujo, o mal, o proibido e a má sorte

Tudo o associado com a maldade é preto. Falamos de ovelhas pretas ou de que vemos algo muito preto quando pressentimos que o pior vai acontecer. Quem vê tudo preto é pessimista e quem faz piada de coisas que aos outros lhes causam desagrado, quem acha divertido o crime, a doença e a morte, tem um humor preto.

Diferentes tons de pretos

A cor preta: o misterioso e rebelde

O significado da cor preta e violeta são do misterioso e da magia. A magia negra invoca os poderes do diabo e nas missas negras forma parte do culto daqueles que esperam ajuda do mal.

As pessoas que adoram essa cor, ora são misteriosas ora querem parecê-lo. Também se usa para proteger os segredos de olhares intrusos, bem seja no campo sentimental ou material.

O preto é sinal de protesto e rebeldia perante as condições existentes. Os grupos sociais que optam por usar essa cor comunicam que tentam viver à margem da cultura e de seu país. Uma bandeira preta com uma estrela preta é o símbolo dos anarquistas. Os roqueiros são um exemplo desse tipo de comportamento.

Vestir de preto é sinal de elegância e sensualidade

A elegância se pressupõe como a renúncia ao desejo a chamar a atenção. Quem veste de preto assegura a elegância sem risco. Isto se vê claramente na moda masculina conservadora: os ternos elegantes, o fraque e o smoking são sempre pretos.

A sensualidade do preto vai de mãos dadas com sua qualidade de misterioso. Tanto homens como mulheres sentem desejo de desvelar esse mistério, com a esperança de descobrir grandes paixões. OS vestidos e fatos pretos fazem com que quem os veste destaque e adquira importância.

Significado da cor preta no marketing

Os significados da cor preta no marketing são bastante amplos. Para essa cor podemos dividir seus significados em três categorias, segundo sua predominação no conteúdo, logotipo ou web:

  • Como cor principal ou secundária, o preto significa silêncio, elegância e poder.
  • Como cor de detalhes e mínima, transmite paz e simpleza.
  • Em excesso, é uma cor intimidante e distante.

Combinar preto pode ser todo um desafio, já que ressalta os lados mais negativos das cores. Por exemplo, combinar vermelho como preto em partes iguais ressalta a agressividade do vermelho e pode transmitir muita violência. Para evitar isto, recomenda-se combinar o preto com cores alegres, brilhantes e positivas como o amarelo e o verde.

Significado da cor preta no marketing

Aspectos positivos associados com a cor preta

Algumas das caraterísticas positivas associadas com o preto são:

  • Elegância
  • Objetividade

Aspectos negativos associados com a cor preta

Contrário ao descrito anteriormente, o negativo associado ao preto é:

  • Melancolia
  • Morte
  • Sujo
  • Violência
  • Anarquia
  • Desesperança
  • Maldade

A cor preta está associada como o signo do zodíaco Capricórnio.

Além do significado da cor preta, também pode aprender sobre: