Skip to content
Significado das cores

Significado da cor laranja

Significado da cor de laranja

O laranja é uma combinação entre vermelho e amarelo. Por isso, o significado da cor laranja tem muito a ver com essas cores. De jeito que podemos relacionar alguns dos significados do laranja com aqueles de suas cores primárias, como: a energia e o calor do sol (amarelo), e a intensidade agressiva do fogo (relacionado com os significados da cor vermelha).

A cor laranja está muito associada com a juventude e a extroversão, e com frequência é garantia de emoções fortes. As pessoas que mais o usam costumam estar cheias de vitalidade, ser amantes da diversão e ter uma vida social intensa. Neste artigo vamos descobrir como é o mundo da cor de laranja, invitamos-te  conhecer o que significa a cor laranja.

O vermelho e o amarelo são cores opostos que se contrapõem em muitos de seus significados. É por isso que ao uni-los, o laranja reforça as caraterísticas comuns de ambos.

O nome do laranja provém do nome da fruta bem conhecida por todos, a qual noutros tempos era considerada muito exótica, pelo qual o laranja também é associado ao conceito de cor exótica.

Trata-se de uma cor muito singular que inclusive pode alterar nossa percepção: ao nosso redor vemos menos laranja do que realmente há. Costumamos falar do vermelho do amanhecer ou do pôr do sol, quando seria mais certo falar do laranja. Quando nos referimos a um metal incandescente, dizemos que fica vermelho, quando realmente se vê laranja. Muitos telhados são mais alaranjados do que vermelhos. O peso e a força do vermelho reduzem os da cor laranja.

Alguns significados da cor laranja

Culturalmente, o significado da cor laranja está muito relacionado com Halloween, a noite dos mortos. Essa cor representa o lado mais alegre das festividades, embora a combinação entre laranja e preto seja geralmente considerada tenebrosa e um sinal de perigo.

Sem dúvida, o laranja é uma das cores mais chamativas e quando é usada para vestir, tem tendência a chamar a atenção. Por isso, o laranja brilhante não costuma ser utilizado nas roupas de forma convencional. Se for usado em tons mais suaves e pastéis, o laranja adota um tom mais agradável.

O significado da cor laranja como cor favorita é variado, mas devemos destacar os seguintes:

  • Confiança em si próprio
  • Autoestima alta
  • Felicidade
  • Determinação

No Feng Shui, o laranja representa o segundo chacra, também conhecido como Svadhisthana, traduzido geralmente como “doçura”. Esse chacra representa a força vital, a criatividade e a vida sentimental. Além disso, em muitas ocasiões, é relacionado com os ciúmes, a sexualidade e a sensualidade.

Isto adiciona novos significados à cor laranja, os quais não tínhamos visto anteriormente, e um deles com certeza é uma surpresa para muitos, já que, no Ocidente, o laranja não é relacionado com a sexualidade, mas no Oriente é.

Na psicologia das cores laranja, tem um significado diferente. Essa cor é considerada uma cor histérica, e uma exposição saturada pode gerar ansiedade e instabilidade emocional.

Significado da cor laranja: o alegre, o divertido e o sociável.

O laranja é a cor da diversão, da sociabilidade e de tudo o que é alegre. O vermelho e o amarelo por separado contrastam demais entre eles como para serem associados com a diversão em boa companhia, enquanto o laranja os junta e os harmoniza, gerando a diversão por si só. Por isso, seu uso é tão comum na decoração de todo tipo de festas e celebrações, onde o que pretendemos é socializar e nos divertir como objetivo principal.

O laranja é complementário do azul. O azul é a cor do espiritual, da reflexão e da alma, e seu extremo oposto, o laranja, representa as qualidades contrárias: o material, impulsivo e agitado. Quanto mais intenso for um azul, será mais escuro; quanto mais intenso for um laranja, será mais brilhante. E o efeito do laranja é maior quando está rodeado por azul, de maneira que, se quiser dar um ar fresco e chamativo a sua roupa de cor azul, pode adicionar um complemento de cor de laranja.

Diferentes tons de laranjas

O laranja: uma cor exótica e cheia de sabor

Antes de que a Europa conhecesse as laranjas, o laranja não existia como cor. Não aparecem referências a ela nos livros antigos, e inclusive o alemão Johann Wolfgang von Goethe o chamava Gelbrot, isto é, vermelho amarelado. A laranja é originária da Índia, onde era chamada nareng, e daí passou à Arábia, desde onde os cruzados a levaram à Europa. Quando as laranjas começaram a ser cultivadas na França, os franceses transformaram narang em orange, pelo que o nome da fruta veio a adquirir matizes dourados, já que “ouro” em francês é or.

A laranjeira é uma árvore bastante exótica e extraordinária, no sentido de poder ter ao mesmo tempo flores e frutos, e por isso foi considerado como símbolo da fertilidade. Desde que as noivas se casam de branco, a pequena, branca e aromática flor da laranjeira, chamada azahar, é usada para as coroas e os ramos nupciais.

O laranja é a cor com mais aromas e sabores. O vermelho é doce, o amarelo é azedo, e os molhos agridoces na cozinha asiática são, maiormente, de cor de laranja. Muitos dos alimentos que comemos são dessa cor: albricoques, pêssegos, mangas, cenouras, milho, especiarias como o caril e o açafrão; camarões, salmão, salsichas, entre outros. Além disso, costumamos associar o laranja com o bom sabor e sempre esperamos que as coisas cor de laranja saibam bem.

Significado da cor laranja no marketing: chamativo, inadequado, original e frívolo

A qualidade de ser chamativa é uma das mais mencionadas quando perguntamos às pessoas com que relacionam a cor de laranja. Nesse sentido, o laranja faz parte importante do acorde cromático do chamativo, e também dos acordes da extroversão, o frívolo e o presuntuoso.

Faz algum tempo, muitos desenhadores publicitários recorreram ao chamativo de uma maneira visual, fazendo do laranja a cor principal nas campanhas de marketing. Os panfletos publicitários eram impressos em papel laranja com letras da mesma cor. Com esta estratégia recarregada, o que acabaram por conseguir foi que cada vez mais consumidores rejeitavam essa publicidade. O laranja se tornou dessa forma a cor da publicidade não desejada.
Como cor da diversão, o laranja também é a cor que é menos levada a sério. Por isso, não é adequado para artigos caros e de prestígio, como por exemplo, os carros.

Significado da cor laranja no marketing

Na roupa, o laranja é uma cor que, a diferença do marrom e o cinza, não pode ser levada de forma natural. Não é uma cor que, como o preto ou o branco, possa ser usada sem risco em qualquer momento e ocasião. Quem veste de laranja quer chamar a atenção. Por isso, essa cor é associada com o frívolo e original.

O laranja é uma cor sexy, de verão e típico do outono

As peças de roupa de cor laranja são mais comuns entre mulheres do que entre homens. É uma cor muito presente na moda de verão, na qual destaca por seu caráter alegre e chamativo, e por estar associada a certas conotações sexuais. O laranja calha especialmente bem às mulheres de pele escura ou bronzeada. Isto é assim porque, no caso de mulheres de pele mais clara, o laranja ressalta por cima da pessoa que o leva, parecendo que esta fica num segundo plano.

O laranja é uma cor típica do outono quando as folhas das árvores começam a murchar e a cair. Nesse momento, a natureza muda do verde intenso a um laranja muito típico dessa época do ano.

A visibilidade, advertência e perigo associados à cor laranja

A muito boa visibilidade do laranja faz com que seja a cor mais escolhida para destacar de noite. Os coletes dos trabalhadores de segurança nas estradas são cor de laranja, e inclusive, os varredores alemães vestem da mesma cor. Os especialistas em segurança rodoviária a recomendam como a cor mais visível nos carros em condições de nevoeiro e escuridão.

O laranja, junto com o amarelo, é uma cor que também é associada com o perigo, já que se usa como advertência em muitas circunstâncias nas quais está presente. As sustâncias venenosas são identificadas com uma caveira sobre um fundo cor laranja. As luzes intermitentes de aviso de manobra dos carros são alaranjadas, tal como as luzes dos carros especiais como ambulâncias ou camiões de bombeiros.

O laranja mais luminoso que podemos ver é o dos ocasos, e, sobretudo no mar, porque é a cor que mais contrasta com a cor da água ao margem da luz que houver, e é por esse motivo que é a cor mais usada para colorir botes, flutuadores e coletes salva-vidas.

Aspetos positivos associados com a cor laranja

O significado da cor laranja pode ser positivo. Estes são alguns exemplos:

  • Diversão
  • Extroversão
  • Sabor

Aspetos negativos associados com a cor laranja

Contrário do ponto anterior, o significado da cor laranja também pode ser negativo. Dependendo do contexto pode ter estes significados:

  • Perigo
  • Frivolidade
  • Pouca elegância

Além do significado da cor laranja, também pode aprender sobre: