Skip to content
Significado das cores

Significado da cor branca

Significado da cor branca

O principal significado da cor branca é pureza, embora tem muitos outros significados e mudam em diferentes âmbitos. Os significados do branco na psicologia, no marketing, e no dia a dia são diferentes, além dos efeitos que têm no ânimo que variam muito segundo a sua combinação, estado e exposição.

De maneira inconsciente, muitas pessoas relacionam a cor branca com a inocência e a bondade. Psicologicamente, relacionamos o branco com os médicos e enfermeiros, e é por isso que a cor branca se costuma relacionar com saúde e segurança.

A cor branca representa o lado oposto de todo o que associamos ao escuro, e as pessoas que usam o branco transmitem uma imagem de bondade, pureza e inocência, já que esta cor simboliza paz, humildade e amor.

No arco-íris, a luz sem cor no princípio se decompõe em sete cores: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta. Portanto, se falamos das cores da luz, a branca não é propriamente uma cor.

Normalmente temos aprendido que as cores primárias são amarelo, azul e vermelho. Como cor material, o branco considera-se a quarta cor primária, porque também não se pode obter da mistura de outras cores.

A cor branca é frequentemente associada como uma cor feminina e nobre mas também é débil, e neste sentido tem como cores contrárias o preto e o vermelho, que são as cores do poder e a força.

O seu contrário psicológico é sobretudo o marrom ou castanho: não há nenhuma harmonia cromática onde o branco esteja junto ao marrom, pois nada pode ser ao mesmo tempo puro (branco) e sujo (marrom).

O significado da cor branca: sinónimo de começo, perfeição, luto e ressurreição

O que significa a cor branca em religião? O começo é branco e isto é refletido no simbolismo religioso. Quando Deus criou o mundo, o primeiro que ordenou foi “faça-se a luz”. Em muitas línguas, o branco e o preto foram as primeiras palavras que designavam a diferença entre clareza e escuridão, entre o dia e a noite, que é a diferença mais fundamental no mundo das cores.

O leite, o primeiro alimento que recebe um ser humano após nascer, é branca. Na história da criação do hinduísmo, o mundo nasce de um mar de leite.

Na maioria das representações, Cristo ressuscitado viste uma túnica branca, e em geral os ressuscitados apresentam-se ante Deus vestidos desta cor. A Hóstia, que representa o corpo de Cristo, é branca, e as crianças costumam-se vestir de branco quando são batizados, momento em que começa a sua vida cristã.

A cor branca também é conhecida como a cor absoluta de pureza e perfeição.

O significado da cor branca no luto tem a ver com a sua relação com a falta de cor, como a morte é a ausência de vida. Os trajes de luto brancos não são de uma cor branca brilhante, mas sem brilho.

Como o luto preto, o luto branco pode significar a renúncia à expressão pessoal de quem o usa, e é o mais coerente com a ideia religiosa da reencarnação, que considera que a morte não é uma despedida definitiva do mundo, mas um trânsito a uma vida nova. Na Ásia a cor tradicional do duelo é a branca.

A cor branca associada à paz, a rendição e a monarquia

O significado da cor branca mais relevante no político é a paz e também sinal de rendição: quem não quer seguir numa batalha, eleva uma bandeira branca, que significa que se rende procurando o diálogo e a paz. A paz também está representada através de uma pomba branca.

Como uma cor nas bandeiras, o branco tem sido quase sempre a cor da realeza, e como cor dos movimentos políticos, o da monarquia absolutista.

O branco, uma cor vazia, insensível e ligeira

Em muitas línguas, o branco é significado de vazio: em francês uma “voz branca” é uma voz insonora, e uma “noite branca” uma noite de insónia, um “cheque em branco” é um cheque já assinado sem nenhuma quantidade especificada nele.

O conceito de vazio também se costuma relacionar com a ausência de sentimentos, e neste sentido a cor branca é, junto com a cinza, a cor da insensibilidade.

O que está vazio também é mais ligeiro, e o ligeiro está associado com o claro, por isso o branco, a cor mais clara, é também o mais ligeiro. Isto é mostrado na roupa que usamos, que é clara no verão e escura no inverno, porque os raios do sol refletem na roupa clara que é mais fresca, oposto às escuras que absorvem o calor.

Significado de limpeza, pureza e inocência

Tanto a limpeza exterior como a pureza interior estão associadas à cor branca, e todo aquilo que consideramos higiênico costuma estar relacionado com esta cor.

Sobre o branco qualquer mancha pode ser vista, que permite saber com facilidade o grau de limpeza de qualquer coisa, por isso a roupa branca é a melhor nas profissões que manipulam alimentos.

As pessoas dedicadas ao cuidado de doentes, como médicos e enfermeiros, também costumam vestir branco, e o mobiliário dos hospitais é desta cor. O branco também é a cor da inocência, a cor do que não está maculado pelo pecado.

Médicos e enfermeiros vestidos de branco
Os médicos e enfermeiros normalmente vistem de branco

Alimentos e marca branca

Nos alimentos que conhecemos, o branco é frequentemente símbolo de depuração, de que têm sido descoloridos de uma maneira artificial. O açúcar branco é um produto descolorido já que o açúcar natural é de cor castanha, e o arroz branco é arroz sem casca, em lugar do arroz natural que também é castanho. Estes alimentos brancos têm um aspeto mais atraente à vista porque parecem mais finos e puros, no entanto se sabe que têm a consequência de perder muitos dos seus nutrientes.

A carne das aves também é conhecida como carne branca, não só pela sua cor mais clara quando está crua, mas também porque contém menos gordura e um menor valor calórico. Também o pão branco tem menos valor nutritivo e menos sabor do que o pão integral.

No caso dos produtos comerciais, o termo de marca branca refere-se àquelas marcas genéricas pertencentes a correntes de distribuição nas quais se vendem produtos fabricados pela mesma empresa ou inclusive outras marcas.

No caso dos medicamentos, a marca branca associa-se com os chamados medicamentos genéricos, que são aqueles que contêm o mesmo princípio ativo do que os de marca e cujos efeitos são equivalentes.

A cor branca: primordial nas cerimónias

O vestido de noiva branco com coroa e véu não é uma tradição antiga, é um costume que nasceu no século XIX. A primeira mulher conhecida que se casou de branco foi a rainha Victoria de Inglaterra em 1840 com o príncipe Alberto de Saxe-Coburgo-Gota.

A cor branca simboliza a pureza e virgindade da noiva, segundo os ditados da igreja, e é por isso que uma noiva que se case grávida e vestida de branco, é uma imagem contrária aos bons costumes. Esta perceção tem ido mudando nas últimas décadas, assim o significado da cor branca nas cerimónias sociais é diferente na atualidade.

Diferentes tons de brancos

Aspetos positivos associados à cor branca

Alguns dos significados positivos da cor branca são:

  • Pureza
  • Perfeição
  • Higiene
  • Paz

Aspetos negativos associados à cor branca

Contrários aos itens anteriores, os significados negativos da cor branca são os seguintes:

  • Morte
  • Esquecimento
  • Fantasmas
  • Luto
  • Esterilidade

Além do significado da cor branca, também pode aprender sobre: