Skip to content
Significado das cores

Significado da cor amarela

Significado da cor amarela

O significado da cor amarela vem definido por sua relação com o sol. Por causa disso, essa cor é relacionada principalmente como o bom humor e a alegria, e é considerada uma cor energizante. Desde o ponto de vista mais material, o amarelo é relacionado com o ouro, o qual lhe dá inúmeros significados adicionais, entre eles o luxo e a sensação de alegria e de estar de festa.

Neste artigo, falaremos sobre todos os significados do amarelo, tanto desde o ponto de vista psicológico como cultural. Também comentaremos a relação entre o amarelo e os chacras, e sua função no marketing.

Diferentes significados do amarelo

Os principais significados do amarelo são o honor, a lealdade, a segurança e a estabilidade. A maioria deles provém da sua relação com o sol, o qual ao longo da história, por causa da luz que emana, tem sido associado com o conhecimento e a inteligência. Além disso, também é relacionado com o luxo.

Na hora de vestir, o significado do amarelo costuma ser o desenfado e chamar a atenção. Isto também acontece no marketing, onde o amarelo costuma ser utilizado para vender produtos de luxo, por causa de sua relação com o ouro, e chamar a atenção. Também costuma ser associado com as ideias de felicidade, o verão, a diversão, a juventude e a energia.

O amarelo é associado com a beleza e o narcisismo. Tradicionalmente, as mulheres loiras são louvadas por sua beleza, tais como Helena de Tróia, Afrodita, Marilyn Monroe, entre outras.

Graças às novas influências culturais, o significado da cor amarela tem evoluído muito nos últimos anos, especialmente com a chegada da filosofia Feng Shui, a qual o considera como a cor que representa o chacra Manipura, o terceiro chacra espiritual.

Significado da cor amarela nas chacras

Segundo o Feng Shui, o amarelo representa a sabedoria, o poder pessoal e a relação com o mundo material.

Conheça também sobre: O que significa a cor branca

Essa cor é utilizada com frequência para chamar a atenção. Muitos marca-textos, marcadores, sinais de trânsito, o semáforo e cartazes costumam ser de cor amarela porque dessa forma é mais fácil atrair os olhares. Por causa do seu efeito óptico visto de longe, e irritante visto de perto, o amarelo foi adoptado internacionalmente como a cor dos sinais de advertência. Os sinais que indicam a presença de substâncias tóxicas, explosivas o radiativas mostram signos pretos por cima de um fundo amarelo.

Nalgum momento da história, o amarelo era relacionado com as prostitutas e pessoas marginadas. Diz-se que na antiga Roma, não se recomendava que as mulheres respeitáveis usassem perucas loiras, já que essas estavam reservadas para as prostitutas e mulheres de reputação duvidosa.

É importante mencionar que assim como essa cor é associada com a juventude, também é relacionada com o velho, o antigo e o passado. Só é preciso ver que as folhas dos livros velhos ficam amarelas e muitos panos de cor branco também. Isto é mais uma amostra do contraditório que pode resultar essa cor no que diz respeito a seu simbolismo e significado.

A cor amarela está associada com os signos do zodíaco Gêmeos, Leão, Touro e Virgem.

Nenhuma cor é tão pouco estável como o amarelo, já que uma pitada de vermelho o torna cor laranja, uma pitada de de cor azul o torna verde e um pouco de preto o suja e o afoga, e talvez por isso seja a cor mais contraditória.

A color amarela na psicologia das cores

No âmbito da psicologia, o significado do amarelo varia um pouco em comparação com os anteriores significados.

Segundo a psicologia da cor, o amarelo representa a inteligência e estimula a criatividade. Por isso, podem encontrar-se salas de aula pintadas dessa cor. Já foi demonstrado que em excesso pode gerar instabilidade emocional e pode chegar a ser perturbador. Por isso, costuma ser combinado com cores como o azul e o verde, os quais têm propriedades tranquilizadoras.

A cor amarela é também uma cor associada com a fertilidade e a intuição. É uma cor brilhante, alegre, que simboliza o luxo e o estar de festa cada dia. É associada com a parte intelectual da mente e a expressão de nossos pensamentos. Facilita o poder da palavra e a expressão. Alguns especialistas recomendam que, se tiver dificuldades para expressar o que pensa ou o que sabe, deve visualizar a cor amarela o se vestir de amarelo e a facilidade para se comunicar com os outros e para expressar seus pensamentos será maior.

Segundo a teoria dalguns especialistas, o significado da cor amarela é curioso, já que resulta muito contraditório. Por um lado, é associada com a felicidade, a alegria e o optimismo, mas por outro, com ciúmes, inveja, egoísmo e algumas doenças.

Diferentes tons de amarelos

Efeitos da cor amarela em diferentes âmbitos

Segundo o campo de ação, a cor amarela pode ter um significado ou pode ser utilizada para conseguir algum objetivo em particular.

A cor amarela na personalidade e as emoções

O amarelo está associado com o aumento da alegria e a calidez entre as pessoas. Por outra parte, seu uso em excesso causa fadiga e cansaço na visão de quem está exposto a essa cor. Também se diz que os bebés expostos de forma contínua à cor amarela, choram com mais facilidade.

Além disso, a cor amarela estimula os processos mentais e, em geral, estimula todo o sistema nervoso. O amarelo também fomenta a boa comunicação entre as pessoas.

Conheça também sobre: Significado da cor dourada

A cor amarela na política

No âmbito político, a cor amarela representa o liberalismo.

Significado da cor amarela no marketing

No mundo do marketing, a cor amarela costuma ser utilizada para representar o optimismo, a juventude, o valioso ou custoso (por estar associada ao ouro). Nas lojas, o amarelo é utilizado nas vitrinas para captar a atenção de possíveis compradores. Em geral, essa cor é utilizada no marketing para mostrar luz e claridade.

Significado da cor amarela no marketing

Significado da cor amarela nas chacras

A cor amarela está relacionada com o terceiro chacra, melhor conhecido como o chacra do plexo solar.  Está localizado na parte alta do abdômen, entre o umbigo e o esterno. É geralmente associado ao poder, à vontade e à autoestima.

A natureza

Na natureza, o amarelo ocupa um lugar muito importante. O amarelo é a cor do verão e também é a cor mais abundante nas flores. É a cor dos cereais como o trigo e a aveia. Junto com o marrom e o laranja, o amarelo é uma das cores do outono.

Aspectos positivos associados à cor amarela

Alguns dos significados positivos da cor amarela são:

  • Inteligência.
  • Juventude.
  • Beleza.
  • Sensualidade.
  • Optimismo.
  • Alegria.
  • Amizade.
  • Maturidade.

Aspectos negativos associados à cor amarela

Contrário ao ponto anterior, os significados negativos geralmente associados com a cor amarela são os seguintes:

  • Narcisismo.
  • Egoísmo.
  • Inveja.
  • Sujeira.
  • Traição.
  • Hipocrisia.
  • Doença (hepatite).
  • Ciúmes.

Marcas que utilizam a cor amarela

Como já foi mencionado anteriormente, a cor amarela é utilizada no marketing em empresas que desejam expressar juventude, como é o caso de McDonald’s. Também o valioso, brilhante e inovador, como Shell, Ikea ou DHL.

Para concluir, é importante dizer que o significado da cor amarela pode variar segundo o contexto e a cultura. No Ocidente, as cores significam uma coisa, mas é possível que no Oriente signifiquem outra.

Além do significado da cor amarela, também pode aprender sobre: