Skip to content
Significado das cores

Significado da cor roxa

Significado da cor roxa ou púrpura

O significado da cor roxa está associado com a nobreza, o luxo, a magia, a espiritualidade, a criatividade, a dignidade e até com a realeza.

O roxo era uma cor extremadamente difícil de achar, pelo que as peças que levavam esse pigmento eram reservadas para indivíduos com grandes privilégios, como imperadores ou figuras religiosas de alta hierarquia.

Na Igreja Católica, o roxo é usado normalmente pelos bispos para simbolizar piedade.

O significado da cor roxa

A cor roxa é uma cor púrpura azulada, escura e profunda. Atualmente, essa cor pode simbolizar magia, espiritualidade, criatividade, dignidade ou até realeza.

Suas variações também lhe dão diferença a suas representações: os roxos mais claros estão associados com o romântico e leviano, enquanto os mais escuros, com a intelectualidade e a dignidade. No entanto, também tem conotações negativas como a decadência, a pompa e a soberbia e a arrogância.

A cor roxa no “eu” profundo

O significado da cor roxa está relacionada com a imaginação e a espiritualidade. Estimula a imaginação e inspira altos ideais. É uma cor introspetiva que nos permite entrar em contato com nossos pensamentos mais profundos.

O roxo ajuda àqueles que procuram o sentido da vida ou a satisfação espiritual; expande a nossa consciência do entorno e nos conecta com uma consciência mais elevada. Por essa razão, está associado com a alma e os filósofos frequentemente se sentem atraídos por ele.

Além disso, é uma cor litúrgica que representa preparação espiritual. É por causa disso que é usado em tempos como o Advento e a Quaresma, assim como também representa a expiação e o arrependimento, sendo usado geralmente em todos os atos penitenciais.

O roxo como símbolo cultural

Como símbolo cultural, o significado da cor roxa representa o futuro, a imaginação e os sonhos, ao mesmo tempo em que calma espiritualmente as emoções. Inspira e expande a habilidade psíquica e a iluminação intelectual, ao mesmo tempo em que nos mantem com os pés sobre a terra. Está relacionado com o mundo das fantasias, como uma necessidade de escapar do terrenal da vida. É o sonhador escapando da realidade.

A cor roxa está associada com a realeza e a nobreza, criando a impressão de luxo, riqueza e extravagância. Aqueles que gostam do roxo têm poder. A cor tem uma riqueza que lhe faz demandar respeito.

O significado cultural dessa cor varia. Por exemplo, no catolicismo representa luto e morte; na Europa, realeza; no Japão, riqueza; no Brasil, morte e luto; na Índia, pena e comodidade; no Oriente, riqueza; e no Ocidente, realeza, espiritualidade, riqueza, fama, altos cargos de autoridade e honor militar.

A associação da cor roxa com as emoções, os sentimentos e a inspiração

O roxo promove a harmonia entre a mente e as emoções. Contribui com o equilíbrio, a estabilidade mental, a paz mental, o enlace entre os mundos espirituais e físicos, entre o pensamento e a ação. O roxo é um apoio na prática da meditação.

O significado da cor roxa é de amor desinteressado e incondicional, livre de ego, alentando a sensibilidade e a compaixão. Significa lealdade, bem-estar, êxito e sabedoria.

O roxo estimula a atividade cerebral que usamos ao resolver problemas. No caso de ser utilizado em excesso, pode ser associado com altanaria e aparência artificial. O roxo, ao ser usado com cuidado, dá um ar de mistério, sabedoria e respeito.

Alenta as buscas criativas, a inspiração e a originalidade através de projetos criativos. Os que preferem o roxo gostam de ser únicos, individuais e independentes, e não mais um do montão. Artistas, músicos, escritores, poetas e físicos têm sido inspirados pelo roxo, por sua magia e mistério.

Sugere riqueza e extravagância, fantasia e o mundo dos sonhos. Facilita as buscas espirituais e a iluminação pessoal. É a cor do humanitário, que usa sua sensatez para fazer bem aos outros, combinando sabedoria e poder com sensibilidade e humildade.

Instituições académicas com frequência usam sombras de roxo ou violeta ao buscar inspirar pensamento intelectual e êxito. O roxo escuro é associado com os direitos e o poder, pelo qual tem sido usado por réis e rainhas durante muitos anos. Em troca, uma tonalidade mais clara de roxo é associada com sentimentos nobres, caprichosos, românticos e nostálgicos.

A psicologia da cor roxa

Se o roxo é sua cor favorita, é provável que seja por causa de certos traços de sua personalidade. Por sua vez, ter como preferência essa cor destaca ou reforça alguns traços típicos.  Algumas das caraterísticas da personalidade associadas com a cor roxa são as seguintes:

  • Inspiração: Ideias originais são criadas com roxo. Pode ser usado quando estivermos buscando inspiração durante uma sessão de chuva de ideias.
  • Imaginação: O roxo inspira criatividade com intelecto. É estimulante na atividade do sonho.
  • Individualidade: O roxo é pouco convencional, individual e original. Os que o preferem odeiam copiar os outros e gostam de fazer as coisas de seu jeito.
  • Espiritualidade: O roxo nos ajuda durante o rezo e a meditação a nos pormos em contato com nossos pensamentos inconscientes profundos. As igrejas com frequência usam o roxo em seus prédios e vestimentas.

O significado da cor roxa é de espiritualidade, intuição, intelectualidade, independência, criatividade, sabedoria, realeza, nobreza, riqueza, sensibilidade, paixão, amor, dignidade, engenho, sensibilidade, são algumas das caraterísticas que se lhe atribuem a essa cor.

As pessoas que se sentem atraídas por essa cor têm uma aura de mistério. Por causa disso, muitas vezes é a cor preferida pelos artistas, os quais gostam de se considerar como pouco convencionais.

Diferentes tons de roxos

Efeitos da cor roxa sobre as pessoas

Alguns dos efeitos que pode ter a cor roxa sobre algumas pessoas são os seguintes:

  • Empatia: Compaixão, carinho e amor para a humanidade.
  • Controlo das emoções: O roxo é apaixonado, assim como o vermelho. Este último à intimidade em espaços pessoais.
  • Pouco prático: Os que preferem o roxo podem ser pouco práticos, com a cabeça nas nuvens mais do que com os pés na terra. Têm tendência a ver a vida como a imaginam mais do que como é na realidade.
  • Imaturidade: A cor pode fomentar a fantasia e um idealismo que é difícil de alcançar na vida real naqueles que o têm como cor favorita.
  • Dignidade: O roxo exsua uma forma modesta de dignidade que é atrativa aos outros.
  • Cinismo: Este é um lado negativo do roxo.

A maior necessidade dos que gostam do roxo é a segurança emocional e a necessidade de criar ordem e perfeição em todas as áreas de sua vida, incluindo a espiritual. Também têm uma necessidade profunda de iniciar e participar em projetos humanitários, ajudando a outros que o necessitam.

Como usar a cor roxa em sua vida

Agora que sabemos tudo isto sobre o significado da cor roxa podemos pensar nalgumas forma de utilizá-la para melhorar nossa qualidade de vida.

Se quiser estimular sua imaginação ao momento de escrever, você deverá comprar um caderno com capa roxa, assim como também utilizar tinta da mesma cor. Isto permitirá que suas ideias fluam com maior facilidade.

Inclua a cor roxa no seu lar, por exemplo, pendurando um quadro onde predomine essa cor. Assim você demonstrará sua paixão e inspirará respeito aos convidados. Essa cor também lhe brindada uma sensação de relaxação e espiritualidade que lhe facilitará a prática de atividades como o ioga e a criação artística.

Use roupas roxas quando quiser destacar sua individualidade ou intelectualidade em eventos sociais. Isso ajudará a dar uma imagem de êxito.

Demasiado roxo pode provocar ou agravar uma depressão em algumas pessoas. É uma cor que deveria ser usada com extrema precaução y em quantidades pequenas por aqueles vulneráveis a cair em estados depressivos.

Significado da cor roxa no marketing

Existem estudos que demonstram que a cor roxa:

  • Incrementa o reconhecimento de uma marca em até 80%.
  • Melhora o número de leitores até em 40%.
  • Incrementa a compreensão em 73%.
  • Pode ser até em 85% a razão pela qual as pessoas decidem comprar um produto.

Algumas marcas estão tão ligadas a suas cores que somos capazes de reconhecê-las mesmo quando os nomes das companhias não são visíveis.

É muito importante para as marcas poder projetar seu valor. Os especialistas em marketing em geral entendem a necessidade de uma consistência entre cor e desenho. Também é vital ir para além do logotipo padrão e o slogan para tomar uma abordagem que evoque emoções entre clientes potenciais ao longo de todos os canais de marketing.

Significado da cor roxa no marketing

Nos negócios, ao usar o roxo é necessário entender os traços, qualidades e humor da cor, assim como seu significado psicológico. As mensagens que envia a cor aos clientes podem ter um grande impacto no sucesso do negócio.

Com frequência é usado por negócios que se encontram em campos criativos: desenhadores, psíquicos e produtores de cosméticos costumam usá-lo.

No negócio dos serviços, o roxo no marketing dá a ideia de um serviço de qualidade Premium.

O roxo está frequentemente conectado com um público de entre 18 e 25 anos, dado que a cor é vista nessas idades como sexy e rebelde, enquanto os desenhadores inovadores o conectam com a sofisticação e o poder. Crianças pré-adolescentes se sentem atraídas pelo roxo junto com outras cores primárias e secundárias. Essas cores calham bem em produtos e marketing desenhado para esse grupo.

O roxo é usado para relaxar e acalmar. É frequentemente visto em produtos rejuvenescedores e de beleza. Com frequência, é usado para demonstrar alta qualidade ou um produto superior, ou algumas marcas de cosméticos.

Fisiologicamente, agudiza o sentido da beleza das pessoas e sua reação perante as ideias mais criativas.

Como combinar a cor roxa para obter melhores resultados

O roxo é uma cor que fica bem com o dourado, o turquesa, o verde jade, o vermelho profundo, o magenta e o amarelo. Ao se combinar com o laranja, cria um look contemporâneo único.

Se você estiver buscando promover um produto por sua qualidade superior à da competência, o roxo é a cor ideal para alcançar seu objetivo. O mesmo acontece se quiser fazer promoção a um serviço relacionado com a estética ou a beleza pessoal, tais como produtos cosméticos ou serviços de maquiagem ou cuidado facial e corporal.

Ao combiná-lo com o dourado, dará a impressão de ser exclusivo e de alta gama, pelo que atrairá clientes dispostos a gastar mais para se apropriarem da imagem que projeta o produto ou serviço.

O roxo é ideal para promover produtos dirigidos a mulheres jovens ou adolescentes e crianças pela atração que geram entre eles. No entanto, é necessário ter cuidado de não o usar demasiado, já que pode gerar um impacto negativo ao deixar entrever uma imagem de esbanjamento, extravagância ou cinismo.

Em geral, a psicologia da cor tenta estudar como cada cor evoca uma conduta determinada na pessoa; comportamento que pode diferir de um sujeito a outro. Esperamos que tenha aprendido sobre o significado da cor roxa.

Além do significado da cor roxa, também pode aprender sobre: