Skip to content
Significado das cores

Significado da cor das rosas

Significado da cor das rosas

Em outros artigos temos falado dos significados das cores, mas algo que temos ignorado é o significado da cor das rosas, já que neste âmbito as cores mudam muito.

De onde vem o significado da cor das rosas?

A linguagem das flores, também conhecido como floriografia, foi inventado na época Vitoriana, onde se utilizavam as flores para enviar mensagens codificados entre pessoas cujos status sociais não lhe permitiam se comunicar de maneira convencional.

Neste sistema de comunicação, as rosas representavam amor ou uma relação sentimental. Por isso o significado da cor das rosas tem um âmbito romântico.

Conheça também sobre: Cores para o ano novo

Significado das rosas vermelhas

Significado das rosas vermelhas

Os principais significados das rosas vermelhas são muito conhecidos: representa o amor e a paixão. Por isso é um grande presente para um amante, ou um casal sentimental, mas não é o único significado desta rosa. Também temos de destacar que as rosas vermelhas significam respeito e admiração.

Os significados das rosas vermelhas fazem destas flores o presente perfeito para um casal estável ou um amigo importante na tua vida, já que representa uma união de respeito e admiração que os une, não representa unicamente paixão romântica.

Significado das rosas amarelas

Significado das rosas amarelas

As rosas amarelas podem ser uma espada de dois gumes, já que os primeiros significados das rosas amarelas são: satisfação e alegria, mas também podem significar segunda intenção, intenções ocultas ou secretas, além de uma advertência.

Como esta flor é complexa, recomendamos que se evite presentear flores desta cor a pessoas com as quais não temos uma relação próxima.

Historicamente, esta rosa presenteia-se a adolescentes quando fazem 16 anos, ainda que esta prática não é muito comum.

Sem dúvida, o significado das rosas amarelas é complexo, e recomendamos que visite a entrada do significado da cor amarela, e poderá complementar um pouco o significado das rosas amarelas.

Significado das rosas brancas

Significado das rosas brancas

O significado das rosas brancas são muito similares aos significados da cor branca, e suas principais relações são: pureza e inocência. Na floriografía adquire um novo significado: transcendental. Por isso verás rosas brancas em muitos arranjos de flores, porque representam algo transcendental, algo que para a pessoa que as presenteia lhe mudou a vida para sempre, ou uma união que durará até os fins dos tempos. Por isso o seu uso nos casamentos.

O significado mais complexo das rosas brancas é, sem dúvida, a representação do anseio quando uma pessoa fica com raiva connosco. Se alguém importante para ti fica com raiva contigo ou se mostra distante, um arranjo de flores brancas, representará que sempre estás ali para essa pessoa, e que esperas que volte a ter a relação que tinha contigo anteriormente.

Significado das rosas azuis

Significado das rosas azuis

Para terminar com o significado da cor das rosas, vamos descrever o que significam as rosas azuis. Normalmente estas flores presenteiam-se a uma pessoa próxima que se encontra num estado de ânsias, stress ou nervos. Este é um grande presente para aquelas pessoas que sofrem de etapas de stress ou se encontram num momento da sua vida que se encontram sob pressão ou sem saída.

Conheça também sobre: O que significa a cor verde

Se presenteias estas flores a alguém que não conheces ou não tens uma relação próxima, pode significar que esta pessoa te está a submeter a uma pressão ou stress indevido.

O significado das rosas azuis é bastante simples, porque vão da mão com os significados do azul: liberdade, harmonia, e relax, mas na época Vitoriana, acrescentaram-lhe algum significado adicional, como franqueza e sinceridade.

Além do significado da cor das rosas, também pode aprender sobre: