Skip to content
Significado das cores

Significado da cor verde

Significado da cor verde

O significado da cor verde é muito amplio e complexo. Podemos encontrar centos de significados na natureza, na psicologia, no marketing, na filosofia oriental e na sociedade moderna. Sem dúvida, o verde é uma das cores mais complexas, já que diferentes tons de verde variam totalmente seu significado.

A cor verde é uma cor relaxante e refrescante que induz a quem o contempla sensações de serenidade e harmonia. Está intimamente relacionado com tudo o natural, simbolizando também a vida, a fertilidades e a boa saúde.

Teoricamente, o verde não é uma cor primária, já que se obtém ao misturarmos azul e amarelo, mas nas teorias antigas era considerada como tal porque as cores não era classificadas segundo sua origem, senão por seu efeito psicológico. No sentido psicológico, é considerada como cor primária.

É também uma cor muito variável porque apenas uma pitada de azul torna o amarelo em verde. Com a passagem da luz natural à luz artificial, também muda mais do que as outras cores.

O verde, uma cor intermédia, tranquilizadora, equilibrada e funcional

Os extremos são excitantes e às vezes perigosos. O verde, situado em neutralidade perfeita entre os extremos, proporciona uma sensação de tranquilidade e segurança. O vermelho parece próximo; o azul, distante, e no meio está o verde. O vermelho é quente; o azul, frio, e o verde é de temperatura agradável. O vermelho é seco; o azul molha e o verde é úmido. O vermelho é ativo; o azul, passivo, e o verde, tranquilizador.

Como em nosso simbolismo o verde é a cor mais neutral, seu efeito está particularmente determinado pelas cores que combinamos com ele. A combinação verde-azul domina nos acordes cromáticos de todas as qualidades positivas, as que estão baseada num tranquilo acordo: verde e azul são as cores principais do agradável, da tolerância, do descanso, da harmonia ou da confiança.

O verde alegra a vista sem cansá-la. Daí sei efeito equilibrado e tranquilizador, e por isso, nas habitações nas quais se está por mais tempo, a cor verde costuma ser o mais escolhido para as paredes. O chamado verde padrão é um verde mais escuro (de aspecto grisalho) que é considerado o tom mais adequado para fixar a vista durante um longo período. Por isso, é a cor mais usada nos quadros das escolas.

O verde é também uma cor muito funcional. Os semáforos jogam um papel muito importante na vida moderna e por isso, seu simbolismo se tem generalizado a quase todos os âmbitos. Tudo o verde significa “permitido” e dar luz verde quer dizer que damos nossa aprovação aos planos doutra pessoa. O cartão americano denominado Green card dá luz verde para ir aos Estados Unidos com permissão de residência e trabalho por tempo ilimitado. Também a roupa usada nos quirófanos dos hospitais é de cor verde por um aspecto funcional: além do seu efeito tranquilizador em cirurgiões e pacientes, tem a vantagem de que o sangue que costuma manchar essas prendas parece marrom em vez de vermelho, e dessa forma causa menos impressão.

Diferentes tons de verdes

Significado da cor verde na natureza e o sadio, a vida e a saúde

A cor verde é a cor do natural, das plantas e da natureza. Tudo o sadio e natural é associado com essa cor e é precisamente por isso que é utilizada como símbolo da natureza desde a perspectiva da civilização. Isto se manifesta em expressões como pulmão verde ou espaços verdes que empregamos para nos referirmos às áreas sadias e naturais que existem nas cidades.

A organização internacional Greenpeace escolheu a palavra e a cor verde para representá-la.

O significado da cor verde também é o símbolo da vida num sentido amplio, isto é, não só no que se refere ao ser humano, senão também a tudo o que cresce e se desenvolve. É inclusive um estilo de vida, uma ideologia baseada na consciência ambiental e o amor pela natureza em rejeição a uma sociedade dominada pela tecnologia.

O verde é fresco e se opõe ao murcho e árido. É a cor da vida vegetal como o vermelho é a cor da vida animal. O acorde verde-vermelho simboliza a vitalidade máxima, e também está no acorde da felicidade que formam as core ouro-vermelho-verde: o ouro representa a riqueza; o vermelho, o amor, e o verde, a saúde.

Significados da cor verde: primavera, fertilidade e amor incipiente

Germinar, brotar, reverdecer; o verde é a cor da primavera e como tal, figura no acorde que a representa: verde-amarelo-azul e rosa. A primavera significa crescimento e o verde se torna então na cor simbólica de tudo o que pode desenvolver-se e prosperar.

A primavera é a estação da fertilidade. Na China, o jade, uma pedra ornamental verde, é a mais bela de toda, e com ela são decorados móveis, instrumentos e armas. O jade é também um símbolo muito peculiar da fertilidade: segundo o simbolismo chinês, no esperma do dragão de jade se concentra a máxima força vital e masculina. Também a rã é símbolo da fertilidade: é verde, põe inúmeros ovos e é muito parecida como um embrião humano.

O significado da cor verde: imaturidade, juventude, esperança e renovação

Na natureza, os processos de maduração requerem de muitas etapas caraterizadas por uma determinada cor, e a cor verde representa sempre o estado do imaturo, da falta de experiência. Esta asseveração é universal e em quase todos os aspectos o verde é a cor da juventude. Uma pessoa que ainda está verde é aquela cujas formas de pensar são como a fruta verde ou imaturas.

No século XVI, ser um velho verde significava ser uma pessoa de idade, mas que conservava seu vigor e sua louçania. No entanto, na atualidade essa expressão é associada a uma pessoa madura à qual lhe é atribuída uma predileção pelos jovens, normalmente no âmbito sexual.

A ideia de que a esperança é verde vem de que está relacionada como a experiência da primavera, já que a esperança germina tal como o fazem as sementes nessa estação. A primavera também significa renovação depois de um tempo de carência e a esperança é também um sentimento ao qual se tem acesso depois de um tempo de privação.
A renovação no sentido religioso significa livrar-se do pecado; o ressurgimento. Na Alemanha se diz que quem fez penitência quaresmal durante os 40 dias posteriores à quarta-feira de cinzas, terá reverdecido. E no último dia da quaresma, na Quinta-feira Santa, chamado em alemão “Gründonnerstag” (quinta-feira verde) comem-se verduras, especialmente espinafres, segundo um antigo costume.

Significado da cor verde no marketing e a publicidade

O significado da cor verde no marketing pode representar um novo começo e crescimento. Também significa renovação e abundância. No mundo da publicidade, a cor verde é usada por diferentes marcas para representar o natural, o saudável, a paz que a natureza oferece. Também é usado para transmitir harmonia, equilíbrio e frescura.

A cor verde é usada quando uma empresa quer introduzir produtos ou serviços inovadores no mercado. Também para transmitir segurança ao indivíduo que deseja alcançar qualquer objetivo que é proposto com a certeza de que pode alcançá-lo.

Significado da cor verde no marketing

Aspectos negativos da cor verde: venenoso e horripilante

O verde é a cor do saudável, mas curiosamente também é a cor do venenoso. Uma pele de cor verde também nos faz pensar em serpentes e lagartos, animais repulsivos para muitos, e também venenoso nalguns casos, ou em dragões e criaturas mitológicas que infundem medo. Por isso, o verde é associado como o horripilante.

Alguns significados da cor verde

Alguns dos significados da cor verde na cultura contemporânea vêm definidos por diversos fatores, entre os quais se destacam:

  • O verde é a cor nacional da Irlanda e é utilizada para representar a festa nacional de dito país, a qual é celebrada em todo o mundo. Trata-se da famosa festa de São Patrício.
  • No Islã, novos significados são atribuídos à cor verde, como a esperança.
  • O verde, junto com o vermelho, representam o Natal.

No Feng Shui, o verde representa o quarto chacra, também conhecido como Anahata e traduzido geralmente como “intacto”, representando o coração. Desde o ponto de vista emocional, esse chacra representa o bem-estar, o amor e a compaixão.

Aspectos positivos associados com a cor verde

Alguns dos significados positivos do verde são:

  • Saúde
  • Natureza
  • Burguesia e dinheiro
  • Frescura
  • Juventude
  • Tranquilidade
  • Esperança

Aspectos negativos associados com a cor verde

Contrário ao ponto anterior, os significados negativos da cor verde são:

  • Aborrecimento
  • Inveja
  • Veneno
  • Monstruosidade
  • Ingenuidade
  • Infidelidade
  • Imaturidade

A cor verde está associada aos signos do zodíaco Touro, Libra, Virgem, Capricórnio (verde escuro), Aquário e Peixes (verde claro).

Além do significado da cor verde, também pode aprender sobre: